segunda-feira, 4 de junho de 2012

ESPECIAL - DANCIN'DAYS

Após de lhe termos dado a conhecer a história de "Dancin'Days", vamos agora falar do elenco que compõem esta co-produção da SIC e da TV Globo, sendo que, as protagonistas desta novela são Joana Santos e Soraia Chaves.

Joana Santos - Júlia Matos
  
  
No início da história, Júlia tem 18 anos e é estudante universitária. De classe média baixa e órfã de mãe (que morreu no seu parto), está no primeiro ano da licenciatura de Ciências da Comunicação e acabou de descobrir que está grávida do seu namorado, um colega da faculdade. Apesar de inesperada, Júlia encara a gravidez com otimismo e mantém-se confiante num futuro feliz. No entanto, tudo muda quando, no final de uma noitada de copos, a sua irmã Raquel atropela um homem, fugindo de seguida. Para proteger a irmã que está alcoolizada e com a carta de condução apreendida, Júlia diz à polícia que era ela quem estava a conduzir. Esta atitude nobre sair-lhe-á muito cara, pois após um complicado processo penal, Júlia acaba acusada de homicídio e condenada a uma pesada pena de prisão. Já presa, Júlia dá à luz uma menina, Mariana, que entrega à irmã para que esta a eduque. Os anos seguintes serão muito duros: à experiência da prisão, soma-se o abandono do namorado, a morte do pai e, ainda, o desprezo da irmã que, depois de arranjar um marido rico e de se afeiçoar a Mariana, e a seu próprio pedido, deixa de a visitar. No tempo presente, Júlia continua a ser uma mulher atraente, mas está psicologicamente muito afetada. Sente-se complexada por ter passado quase metade da sua vida na prisão e, embora exiba sempre uma imagem de força, no íntimo tem muito receio do mundo que a espera cá fora. O primeiro confronto com a irmã só agrava os seus receios, pois Raquel, através de um jogo de manipulação psicológica, fá-la crer que assumir a maternidade da filha seria um choque brutal para Mariana e convence-a a tentar endireitar a sua vida antes de qualquer aproximação. Júlia acede, convicta de que dará a volta por cima, mas rapidamente descobre que a sua reintegração na sociedade será mais difícil do que alguma vez imaginara e que terá de lidar com uma série de dificuldades.
  
Soraia Chaves - Raquel Corte-Real
  

Irmã de Júlia, tem mais seis anos que ela. Devido às dificuldades económicas da família e também à sua pouca predisposição para estudar, abandonou os estudos antes de completar o 12º ano e empregou-se no comércio, tendo como principal objetivo encontrar um homem de posição que lhe dê algum conforto económico. Marcada por uma dor profunda pela perda da mãe quando tinha apenas seis anos de idade e revoltada com a sua condição social, Raquel não deixa, porém, que essa amargura afete a maneira como se relaciona com os outros. Durante algum tempo, Raquel visita Júlia na prisão e envia-lhe dinheiro e livros, mas depois de conhecer Zé Maria, o homem com quem vem a casar e que pertence a uma classe social superior, acaba por cortar o contacto com a irmã, não apenas por vergonha, mas também para aceder a um pedido de Júlia que não quer que a sua filha cresça naquele ambiente. No tempo atual, já com 42 anos, Raquel está sempre nas colunas sociais; é de uma vaidade sem igual e de uma elegância inquestionável.

Joana Ribeiro - Mariana Corte-Real
  

Filha de Júlia e de pai desconhecido, Mariana acredita que a sua mãe viaja pelo mundo sem se preocupar com ela. Tem 16 anos e é uma adolescente rebelde, mimada e caprichosa, que não aceita um «não» como resposta. É persistente e consegue tudo o que quer de Raquel e Zé Maria, que são responsáveis por isso, na medida em que sempre lhe fizeram todas as vontades. Mariana tem tendência para seguir os seus impulsos sem se preocupar com as consequências. Esta atitude acaba por ser a maneira que encontrou para afrontar o sistema de valores que Raquel lhe quer impor. Ao contrário de Raquel, Mariana não dá importância ao dinheiro ou ao prestígio social. O seu maior desejo é liberdade, e onde se sente mais à vontade é junto dos amigos escolhidos por si, e não por Raquel. No entanto, acabará por cair na “armadilha” de Raquel, envolvendo-se com Gui, membro de uma família rica e com ligações favoráveis a nível político e financeiro.

Alexandre de Sousa - Zé Maria Corte-Real
  
  
Tem 50 anos e está casado com Raquel há quinze. Originário de uma família burguesa, que prosperou no ramo hoteleiro, Zé Maria detém uma cadeia de hotéis e, atualmente, prepara-se para abrir um clube privado em Lisboa, onde espera criar um espaço de diversão noturna sem igual. A sua mulher apoia este empreendimento, pois espera obter ainda mais projeção social com esta iniciativa. Zé Maria é um homem de bons princípios morais, generoso e afetuoso. Conheceu Raquel na altura em que a sua irmã é presa, pelo que Zé Maria acompanhou o momento em que Júlia entregou Mariana à irmã. Genuinamente apaixonado por Raquel, Zé Maria apoiou-a em tudo. No tempo atual, continua a amar a mulher e não percebe que já não é correspondido. Adora a filha adotiva, mas peca por lhe fazer as vontades todas e não conseguir discipliná-la.

  
Júlio César - Francisco Oliveira
  

Tem 60 anos. É casado com Teresa e pai de Duarte e Gui. Advogado de profissão, tem origens humildes que conseguiu esconder de Teresa. Hoje, é um homem de grande sucesso e notoriedade profissional. É discretamente autoritário, sabendo convencer os outros a segui-lo, geralmente sem necessidade de erguer a voz ou de ‘fazer cenas’. Mantém Teresa e os filhos alheios das suas atividades e negócios, mas também da sua vida privada. É mulherengo, e a falta de paixão pela mulher encontra uma contrapartida no interesse que tem por mulheres mais jovens.

  
Cristina Homem de Mello - Teresa Sousa Prado


Tem 55 anos, é casada com Francisco e mãe de Duarte e Gui. Teresa foi criada no seio de uma família tradicional, onde os homens seguiram brilhantes carreiras diplomáticas e as mulheres se habituaram a acompanhá-los nos seus percursos. Sempre sentiu que a sua missão é dedicar-se à família e orientar os filhos no que entende ser o melhor para eles e que passa por seguir a tradição familiar. Nunca teve preocupações económicas, pois é a única herdeira da fortuna da família.

  
Albano Jerónimo - Duarte Sousa Prado de Oliveira
  
  
Tem 34 anos. Licenciado em Direito, ingressou na carreira diplomática mais para seguir a tradição da família materna do que por interesse próprio. Na realidade, Duarte nunca soube o que queria para si e, no tempo presente, atravessa uma crise existencial por isso mesmo. É o filho mais velho de Francisco e Teresa e é vítima, tal como o irmão Gui, da personalidade dominadora da mãe que, embora com a melhor das intenções, dirige a vida dos filhos de acordo com a sua própria vontade. Duarte é um homem atraente e sensual na sua timidez, afetuoso e simpático, deixando transparecer um evidente bom caráter que, logo à primeira vista, causa boa impressão nas mulheres. Contudo, não deixa de ser um solitário.
  
Sisley Dias - Guilherme (Gui) Sousa Prado de Oliveira
  
  
Tem 21 anos, é filho de Francisco e Teresa e irmão mais novo de Duarte. Está no segundo ano da licenciatura de Direito, curso no qual ingressou apenas por ser o que a família esperava de si. Não tem grandes objetivos na vida. Acredita que um dia será obrigado a crescer e a trabalhar mas, para, não se preocupa com isso. Ao contrário do irmão, é extrovertido e vive em função do prazer imediato. Tem alguma noção do controlo excessivo da mãe mas, em vez de entrar em confronto com ela como o irmão, opta por evitar choques frontais e ‘faz tudo pela calada’, sem dar explicações a ninguém.

José Fidalgo - Hugo Figueiredo
   
  
em 35 anos, é bonito e sedutor. Tem uma personalidade aparentemente afável, sempre com um sorriso no rosto, o que esconde a frieza e obstinação com que traça planos para o seu futuro, sendo capaz de tudo para os realizar. Durante alguns anos, trabalhou em vários bares e discotecas, até surgir a oportunidade de representar uma grande marca de som em Portugal. O talento natural para os negócios e os inúmeros conhecimentos que fez na noite garantiram-lhe o sucesso empresarial, apesar de ainda ser bastante novo.

Antónia Terrinha - Natércia Costa

Igor Sampaio - Alberto Galvão

Margarida Carpinteiro - Ester Galvão

Joana Seixas - Carminho Galvão

Tem 35 anos, é filha de Alberto e Ester, e irmã de Áurea. É muito responsável e trabalhadora, e não se conforma com a atitude do pai face aos problemas financeiros que apronta. É a única na família que vive verdadeiramente preocupada com o constante endividamento do pai, até porque é ela quem sustenta a casa praticamente sozinha e, ainda, tem de arranjar dinheiro extra sempre que o pai se mete em confusões. É terapeuta, e trabalha há dez anos como massagista na clínica de estética de Urbano Saraiva. A história de Júlia vai sensibilizá-la muito e tornar-se-á uma das suas grandes amigas.

Custódia Gallego - Áurea Henriques

Vítor Norte - Aníbal Henriques

Maya Booth - Inês Henriques

Diogo Carmona - Bruno Henriques

Vitória Guerra - Vera Dias

Catarina Avelar - Amélia Esteves

Henrique Gil - Paulo Esteves

Tem 12 anos, é neto de Amélia e vive com a avó na casa dos patrões. Bruno é o seu melhor amigo, andam na mesma escola e são inseparáveis. Mais à frente na história, ambos se vão apaixonar por Tânia e a sua amizade será então posta à prova. Custou-lhe muito quando os pais foram para o Luxemburgo, mas a ideia de ir morar para um país onde não conhece ninguém parece-lhe assustadora.
  
Pedro Laginha - Jorge Brandão

Sílvia Filipe - Isabel Brandão

Guilherme Filipe - Urbano Saraiva Borracho

Sofia Cerveira - Bárbara (Bábi) Andrade

Joana Barradas - Leonor (Nonô) Andrade
  
  
Tem 16 anos, é filha de Bábi e a melhor amiga de Mariana. Ao contrário desta, Nonô é bastante sensata para a idade. Apercebendo-se dos conflitos de Mariana com Raquel, tenta sempre acalmar a amiga. Desabafa tudo com Mariana e entre as duas não existem segredos.
  
João Ricardo - Hernâni Peixoto

Vera Alves - Emília Ferreira

Fernando Pires - Raúl Ferreira
  
  
Tem 27 anos e é médico pediatra. Neste início de carreira as dificuldades estão a ser maiores do que pensava, o que o leva a viver ainda com a mãe. Cansado desta situação, quando surge uma oportunidade de carreira em Angola (terra de que tanto ouviu falar), Raúl decide agarrá-la com ambas as mãos, para desespero da mãe que não quer ficar sozinha, e da namorada, Inês, que não está disposta a abdicar da sua carreira para o acompanhar.
  
Sofia Sá da Bandeira - Luísa Lima
  
   
Tem 43 anos. Começou a trabalhar cedo em lojas de decoração e acabou por fazer um curso de decoração de interiores, e nunca mais abandonou esta área de atividade. Porém, para fazer face à crise, não hesita em comprar peças falsas e vendê-las como se fossem de marca. Luísa é cínica a tratar os clientes, criticando-os pelas costas. Apesar de ter estado noiva quando era mais nova, não chegou a casar. Desde então, nunca mais confiou num homem, preferindo os relacionamentos ocasionais. Dá-se muito bem com Emília, mas ambas vão disputar Urbano. Luísa, Emília e Isabel fazem parte do grupo de solteironas que se encontram no shopping.
  
Mariana Norton - Madalena de Jesus
  
  
Tem 32 anos. Filha única de uma família muito humilde e disfuncional, cresceu num cenário de constante violência doméstica, pois o pai, que era alcoólico, agredia regularmente a mãe. Já adulta, Madalena matou o pai quando este espancava a mãe, e acabou por ser condenada por homicídio. Atualmente, está detida na prisão, local onde conheceu Júlia – partilharam a mesma cela – e com quem rapidamente fez amizade. Madalena é uma mulher doce e forte, bastante otimista perante a vida.

Margarida Cardeal - Dulce Gomes
  
  
Tem 29 anos e é a companheira de cela de Madalena e Júlia. É muito popular entre as outras prisioneiras e impõe bastante respeito pela sua atitude agressiva. Foi condenada por roubo e associação criminosa, pois durante algum tempo pertenceu a um grupo que se dedicava a assaltar estabelecimentos comerciais.
  
Joana Figueira - Elvira Pereira
  
  
Tem 50 anos e é a empregada doméstica de Raquel. Já se encontra há muitos anos ao serviço daquela casa. Apesar de condenar os maus modos de Mariana, Elvira gosta muito dela e tem uma atitude bastante protetora. Não tem família e, por isso, está emocionalmente muito ligada a esta casa.

João Maria Pinto - Joaquim Veiga
  
  
Tem 63 anos. É proprietário de uma cadeia de supermercados, incluindo o supermercado gourmet do shopping. É o típico empreendedor sem grande formação que subiu na vida a pulso. Novo-rico, gosta de exibir o seu carro topo de gama e a moradia com piscina na linha de Cascais. Gosta de jogar às cartas com os amigos e fá-lo sempre a dinheiro.

Gracinda Nave - Ana Teixeira
  

Tem 35 anos e é técnica de reinserção social no estabelecimento prisional onde Júlia está detida. É uma mulher inteligente e perspicaz, dotada de uma sensibilidade especial. Começa por ter uma relação estritamente profissional com Júlia, pois faz o seu acompanhamento durante o período de clausura, mas acaba por desenvolver laços de amizade que persistem após o cumprimento da pena e consequente libertação de Júlia.

Pedro Diogo - Cristóvão Gameiro
  
  
Tem 27 anos e trabalha no shopping como caixa de supermercado. É licenciado em Engenharia Aeroespacial, mas nunca conseguiu colocação profissional. É demasiado meticuloso no trabalho e complica as tarefas mais simples. Tem diversos rituais: faz questão de ser ele a arrumar as compras nos sacos dos clientes, por tamanhos, tipos de produtos, às vezes até por cores, o que atrasa imenso o serviço e enerva extremamente a colega Sónia. Conhece os clientes todos, os produtos que consomem e, também, sabe alguns códigos de barras de cor, devido à sua memória prodigiosa. Cristóvão tem sérios problemas nas relações sociais, é desligado e não consegue compreender conceitos como a ironia.

Ana Guiomar - Sónia Moura
  
   
Tem 24 anos, trabalha no shopping, onde é caixa de supermercado e colega de Cristóvão, com quem tem uma relação conflituosa, pois não tem paciência para a mania da organização do colega. É prima de Cátia e ambas são do Norte do país. Divide o minúsculo apartamento – e as despesas – com a prima. Anda a poupar para colocar implantes de peito, porque acha que esta mudança vai fazer com que tenha melhor aspeto que a prima. É bastante extrovertida e adora sair à noite.
   
Débora Monteiro - Cátia Moura
  
  
Tem 25 anos e é empregada da loja de doces. Adorava ser famosa e, por isso, faz parte de várias agências de figuração, mas é apenas chamada para bater palmas em programas de televisão e pouco mais. É muito direta e espontânea. Cátia é naturalmente sexy e, ao contrário da prima, é uma sedutora nata, o tipo de mulher que encanta os outros mesmo sem querer. Ainda não encontrou o homem certo, vai-se entretendo com Francisco, o amante rico que encontrará para lhe satisfazer os caprichos.
    
Miguel Costa - Ivo Simões
   
     
Tem 24 anos e é meio-irmão de Hugo. Trabalha na loja de som do shopping. É um artista incompreendido com um estilo muito underground. É carrancudo, soturno e muito antipático com os clientes. Como é um verdadeiro geek, utiliza uma linguagem muito técnica que baralha mais os clientes do que os esclarece. Todos os dias acha que tem uma doença nova, cada uma pior que a outra, e que rapidamente o levará à morte. É pessimista e prevê sempre o pior.
     
Rita Lello - Nicole Correia
  

Tem 34 anos e é a dona da loja de manicure no shopping. Diz que tem «vinte e catorze anos» e considera-se uma mulher moderna. Usa uma unha de cada cor para mostrar todo o catálogo, diz de si própria que é «uma montra viva» dos serviços que presta. É divorciada de Hernâni, de quem tem uma filha, Tânia, de 11 anos. Ela e Hernâni separaram-se há um ano, depois de Nicole descobrir que ele lhe foi infiel. Apesar da insistência de Hernâni para que ela o aceite de volta, Nicole recusa e faz questão de tentar refazer a sua vida, mas todos os homens com quem se tenta envolver têm sempre algum problema, o que faz com que as relações não deem certo.

    
Pêpê Rapazote - Miguel Pinto
  

Tem 27 anos e trabalha como vendedor de carros no stand de Hernâni. Miguel gostaria de ter tudo o que é de Hernâni: o stand e a ex-mulher, Nicole. Está sempre a insistir com Hernâni para que este lhe dê a sociedade no stand que tanto lhe promete e tanto adia. No fundo, o que Miguel realmente deseja é vir a ser o único proprietário da empresa. Ele é melhor vendedor do que o patrão. Muito ambicioso, tem a certeza que um dia vai ser rico e não sofre de qualquer espécie de remorso ao enganar os clientes.
   
Leonor Vasconcelos - Tânia Peixoto
  
  
Tem 11 anos e é filha de Nicole e Hernâni. Adora a mãe e vive com ela, mas entende-se melhor com o pai que lhe faz todas as vontades. Tânia vai-se tornar amiga de Bruno e Paulo mas, sem se perceber, será a causa do conflito entre os dois amigos que se irão apaixonar e competir por ela.

(Este post vai sendo actualizado durante a tarde com informações sobre as personagens)

fonte: SIC

2 comentários: